Rosana requer a revisão populacional de Sinop ao IBGE e estima 202 mil habitantes

A prefeita de Sinop Rosana Martinelli durante entrevista concedida na sede do Rdnews, na manhã desta 4ª, quando falou sobre pedido ao IBGE

Por Harlis Barbosa 19/09/2019 - 09:31 hs
Foto: Imagens extraídas da internet
Rosana requer a revisão populacional de Sinop ao IBGE e estima 202 mil habitantes
Montagem hbsportnews

Aprefeita Rosana Martinelli (PL) requereu junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a revisão da população de Sinop (a 479 km de Cuiabá). Isso porque conforme as projeções do instituto, a cidade tem 142 mil habitantes, mas conforme estimativa feita pela Prefeitura existem mais de 202 mil moradores.

“A estimativa feita pelo IBGE leva em consideração um aumento de aproximadamente 2% da população por ano. Como o último censo foi feito em 2010, e o próximo só ano que vem, o número está defasado, porque a população de Sinop tem crescido em média 10% ao ano”. A prefeita veio a Cuiabá para reunião com a Rota d’Oeste, e visitou a sede do Grupo , onde concedeu entrevista na manhã desta quarta (18). 

 

Rosana ressalta que o número de habitantes é importante para garantir mais recursos federais, como as transferências fiscais realizadas por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é realizado de acordo com o critério habitacional. Já a estimativa de 202 mil habitantes foi resultado do cruzamento de dados de distribuição de água, energia e registro de imóveis. 

A prefeita explica que os fatores que têm auxiliado no crescimento populacional é a expansão econômica. A atração de novas empresas tem contribuído também para o aumento populacional. Entre os grandes investimentos que a cidade recebeu está a usina de etanol de milho, a Inpasa, que gerou mais de 500 empregos diretos, e investiu mais de R$ 1 bilhão na cidade.

“Acreditamos que dentro de 10 anos, Sinop ultrapasse Rondonópolis em questão econômica e populacional”, aponta a prefeita. Rondonópolis é a segunda maior economia de Mato Grosso e possui 250 mil habitantes.

Fonte: RD NEWS