Quanto vale Colniza?

Por Harlis Barbosa 07/08/2019 - 10:10 hs
Foto: Ulysses Barbosa
Quanto vale Colniza?
Montagem hbsportnews

 

É sempre assim, vai aproximando o período eleitoreiro e todos os sobreviventes do ultimo caos eleitoral começam a sair da hibernação, todos como num passe de mágica viraram expert em política, cidadãos que mal conseguem administrar o seu sitio se dizem aptos para comandar esta cidade.

Posso adiantar que este tem sido o grande mal de Colniza, estas pessoas descompromissadas com os anseios do município se acham peças fundamentais para a escolha do futuro gestor, e por acreditarem nisso acabam em nome da sua ambição descabida tumultuando um processo ainda frágil em Colniza, o eleitoral.

Vou fazer um parâmetro; Uma carreta do tipo (Volvo Bitrem) custa hoje algo em torno de meio milhão de reais, você compraria uma e colocaria um motorista inexperiente atrás do volante? Então como quer colocar incapazes na direção do município? Quanto vale um município cheio de pessoas trabalhadoras, terra fértil, próspero como Colniza? Difícil fazer este cálculo não é?

Sou a favor de o cidadão reclamar por melhores condições de vida que tenha ao menos seus direitos básicos respeitados, mas acredito que a principal hora de fazer isso é na hora de apertar os teclados da urna, o que nos parece ser simples é na verdade uma imensa responsabilidade, mesmo porque a conta vem gradualmente ao longo dos quatro anos, errar no voto não é como no tempero da comida, ou na calibragem do Pneu, ou no tempo do Microondas... Errar no voto é como perder o horário do avião, na batida do pênalti, é como errar uma tatuagem, é como errar seu único tiro quando estiver frente a frente com a fera.

Na ultima edição impressa do meu jornal fiz uma sondagem de se fosse hoje qual seria o candidato preferido da população e o resultado me deixou preocupado, são no mínimo quinze nomes que pessoas entendem que seriam bons prefeitos, pasmem meus amigos “QUINZE”.  Assim não chegaremos a lugar algum, fica difícil escolher.

Certa vez assistindo o canal “NATIONAL GEOGRAPHIC” onde uma alcatéia atacou uma fazenda de cordeiros os lobos ficaram horas tirando pedaços em vários animais, mas existiam os malandros aqueles que nada sofreram, pois se misturaram usaram o próximo como escudo e passaram ilesos pelo ataque... Moral da historia “quando o volume é grande pode camuflar péssimos candidatos”.

O ideal seria se tivéssemos dois candidatos apenas (Dois bons candidatos) porque assim diminuiríamos a margem de erros, então os articuladores da política local têm que buscar isso, somente dois bons candidatos porque assim os erros vindos das urnas deixariam de existir.

Através de uma rede social ouvi áudios de um conceituado advogado do município, que protestou veementemente sobre a forma de se votar em Colniza e obviamente muitos pensam assim, então que começamos agora articular para que tenhamos um numero mínimo de candidatos, acredito que esta seria a forma mais coerente de forçar o acerto, diminuindo as opções, e é claro a população que na sua maioria é leiga no quesito eleição ficaria isenta de um futuro erro.

É notável que tenha uma preocupação de não poder errar outra vez, Colniza não suportaria mais quatro anos trocando cebolas neste mercado de incertezas.

Antes de avançarmos para o próximo pleito temos que concluir este processo que tramita na Câmara Municipal e na Justiça Eleitoral onde poderá ainda este ano ter uma nova eleição para prefeito, e este ainda terá um ano para trabalhar e tentar salvar este mandato, somente depois desta eleição poderá de uma forma mais responsável supor nossos possíveis candidatos.

E aos nossos eleitores que gostam de ficar em redes sociais xingando e esbravejando eu deixo uma pergunta “QUANTO VALE COLNIZA?” Uma garrafa de pinga, uma conta de energia paga, um remédio, dez litros de gasolina, uma novilha para o churrasco, um emprego?

O que você quer? Estes efêmeros afagos pessoais, ou uma cidade onde todos cresçam, onde tudo se valoriza, onde seus direitos básicos sejam garantidos... O que você prefere uma laranja ou a laranjeira para plantar?