Doença de Ratos mata jovens em distrito de Colniza

Doença de Ratos mata jovens em distrito de Colniza

Adolescentes do distrito de Salvação em Colniza foram contaminados pela Leptospirose afirma LACEN - MT

Por Harlis Barbosa 13/04/2018 - 09:21 hs
Foto: Imagens extraídas da internet
Doença de Ratos mata jovens em distrito de Colniza
Imagens ilustrativas

 

Do último dia 28 de março ao dia 08 de abril três jovens Josias Neto Lauvers Schultz, Bruno Neto Lauvers Schultz e José Cassiano Neto todos de uma mesma região conhecida como “Salvação” distrito de Colniza a cerca de oitenta quilômetros do centro, foram encaminhados para o hospital André Maggi em estado grave e os sintomas apresentados assustaram a população local, pois eram idênticos aos da dengue hemorrágica e febre amarela, logo os boatos de que havia uma epidemia a caminho surgiram e aumentou o numero de pessoas que procuraram os PSFs do município buscando as vacinas, principalmente para febre amarela.

Dos três adolescentes que foram internados dois vieram a óbito Bruno Neto Lauvers Schultz e José Cassiano Neto o terceiro Josias Neto Lauvers Schultz após ser encaminhado para Juína e posteriormente Cuiabá já se encontra fora de perigo.

Na manhã desta sexta-feira (13) a Secretaria de Saúde do município emitiu uma nota informando à população que o laboratório oficial do governo do estado LECEN - MT confirma que os pacientes José e Josias foram contaminados pela Leptospirose, ou “Mal de Adolf Weil”, é uma doença infecciosa bacteriana, também extremamente grave, causada pela bactéria Leptospira interrogans. É considerada uma zoonose infectocontagiosa, isto é, uma doença proveniente de animais. Contudo, também afeta o ser humano, o qual se contamina pela urina do rato.  

A Secretaria de Saúde do município continua aguardando o resultado dos exames do paciente que também veio a óbito Bruno e assim que for disponibilizado informará a população, a secretária Célia informou ainda que esta sendo realizados os trabalhos preventivos através do departamento  de endemias e seus agentes naquela região bem como em todo o município.

Esta semana foram dois dias de intensos trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de Colniza, através de um mutirão suas secretarias Educação, Obras, Saúde, e departamento de endemias realizaram limpezas de lixo e entulhos de ruas e terrenos baldios naquele distrito.

O chefe do departamento de endemias Edson Barbosa aproveitou para reforçar e até fazer um apelo as pessoas para que cuidem de seus quintais e terrenos, evitando assim que doenças deste tipo venha proliferar no município.