Prevenção ao suicídio: por que o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo

Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Departamento de Cultura irão realizar evento de combate ao suicídio

Por Harlis Barbosa 22/09/2017 - 09:34 hs

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e parceria do Departamento de Cultura de Colniza está realizando um final de semana de eventos em campanha do Setembro Amarelo, que visa a prevenção e combate ao suicídio e valorização da vida.

O evento começará com um espetáculo teatral na Escola Municipal Bom Jesus, no sábado, 23 de setembro às 18h00 e visa mostrar as qualidades da vida mesmo que uma pessoa esteja passando por momentos ruins em sua trajetória. O nome do espetáculo é “Loucos por Vida” e será realizada por atores do Grupo Teatral Contrastes em conjunto com o Departamento de Cultura, sendo aberto ao público em geral.

No domingo, 24 de setembro, uma grande gincana, intitulada “Valorizando o melhor da Vida”, será realizada no Mini-Estádio Municipal com a presença de crianças e adolescentes entre 05 e 18 anos a partir das 07h30. A polícia militar dará total apoio para a realização do evento.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Ocorre no Brasil desde o ano de 2015 em vários locais públicos com a cor amarela em destaque.

 

 Neste domingo, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/9), uma corrente ganha força com ações que sensibilizam a sociedade sobre um problema de saúde pública que pode ser evitado. Em 2016, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo atingiu mais de 50 milhões de pessoas em todo o País. O número faz a entidade batizar a ação como a maior campanha antiestigma do mundo.

Saiba mais

Pelo quarto ano consecutivo, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano todo. Neste ano de 2017, monumentos estão iluminados, assim como pontos turísticos, incluindo o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Centenas de pessoas participam de caminhadas e ações para a conscientização.