CAFÉ EM COLNIZA REALIDADE QUE SÓ CRESCE.

Por Harlis Barbosa 28/07/2017 - 09:46 hs

No primeiro semestre de 2017 a prefeitura municipal de Colniza através da secretaria de agricultura distribuiu mais de cem mil mudas de café clonal para os sitiantes do município, pois desta forma acredita se que o governo municipal estará fomentando esta cultura crescente entre os praticantes da agricultura familiar, já que Colniza recebeu o título de “A capital do Café” em Mato Grosso.

Os sitiantes além de receberem as mudas do viveiro municipal também recorrem a outros meios de conseguir mais plantas, exemplo do Sr Irondi Santos Simões da linha 28 natal que plantou mais de seis mil pés a partir de mudas feitas de sementes selecionadas, ainda do Sr Anilton da Silva que busca além do viveiro municipal conseguir também do “Pró Café”.

Também falamos com o Sr Elder Cheibel Simões que planta Café há dez anos que além do viveiro municipal também recorre a outros viveiros como o viveiro comercial.

Em nossa visita chegamos à seguinte conclusão a lavoura de Café em Colniza é uma realidade que vem crescendo a cada dia, os adeptos desta cultura já estão neste caminho a mais de doze anos já não da mais para retroceder e com certeza não é modismo, é fato.

O incentivo tem chagado via prefeitura municipal de Colniza do programa estadual Pró Café que segundo o governador Pedro Taques investirá R$ 1.111.856,90 através da Seaf onde vários municípios serão contemplados, inclusive Colniza.

Este café tem se adaptado bem ao clima do estado devido

A planta ser desenvolvida pela Embrapa é de alta performance. Ela tem uma resistência maior à seca, tem 70% menos praga e tem 10 vezes mais capacidade de produção que as plantas de café cultivadas atualmente em Mato Grosso.