Comitê do Fogo apresenta proposta para implantação de uma Brigada Mista em Colniza.

Por Harlis Barbosa 30/05/2017 - 16:54 hs

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso se reuniram no gabinete do Prefeito na Manhã de terça-feira (30), para tratar da instalação de uma base da Brigada Mista, a ação une Estado, Município, Empresas Privadas e Associações. Colniza ainda continua com o maior índice de foco de calor, o trabalho da Brigada também será orientar, fiscalizar e punir sabemos que esse tipo de ação é uma forma de educação ambiental que será aos poucos introduzida no meio da sociedade através de políticas públicas.

A brigada é composta por dois bombeiros militares e seis brigadistas civis contratados através prefeitura, para atuar em incêndios florestais e terrenos urbanos, com prioridades nas unidades de conservação. As obrigações de um brigadista vão desde fazer rondas no município, orientando os moradores e produtores rurais sobre as consequências do uso inadequado do fogo, a ministrar palestras, participar de audiências públicas e conceder entrevistas para os veículos de comunicação, com o objetivo de levar informações à população.

O comandante do BEA, o tenente coronel do BM Paulo André Barroso, acredita que essa soma de esforços pode ser uma porta de entrada para projetos junto ao Fundo da Amazônia. “Com essa sinergia podemos até angariar recursos para implantar uma brigada fixa durante todo o ano, e deixar este município com uma equipe que trabalhará nos atendimentos de ocorrências.”

Durante a reunião o Prefeito de Colniza Esvandir Antônio Mendes manifestou de forma favorável para a implantação de uma unidade para Colniza. “Eu fico muito feliz com a Chegada do Tenente Coronel Barroso e do Major Ranie aqui em nossa cidade, pois somos conhecedores dos problemas que enfrentamos durante as queimadas, e sofremos muito com essa situação, junta à fumaça e a umidade baixa do ar e aumenta o atendimento hospitalar. Pois iremos junto aos órgão competentes correr atrás desse projeto para Colniza, e acabar com o sofrimento deste povo desbravador.” Finalizou o Prefeito.

 

Fonte: Assessoria Colniza – SECOM/MT