Judô brasileiro conquista mais três medalhas em Grand Prix na Turquia

Por Harlis Barbosa 04/04/2016 - 20:30 hs

Judô brasileiro conquista mais três medalhas em Grand Prix na Turquia

 

Quatro dos cinco judocas do País que entraram no tatame neste domingo foram para o pódio

 

O Brasil encerrou neste domingo (3) o Grand Prix de Samsun, na Turquia, com seis medalhas, uma marca que mantém alta a expectativa em relação a um bom rendimento da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Quatro dos cinco judocas do País que entraram no tatame neste domingo (3) disputaram medalhas. Rafael Buzacarini (100kg) conquistou a medalha de prata, enquanto Tiago Camilo (90kg) e Rafael Silva (acimda de 100kg) ficaram com o bronze. 

Na sexta-feira (1), o Brasil já havia conquistado uma prata com Mariana Silva (63 kg) e um bronze com Sarah Menezes (48 kg).

Na disputa pelo ouro, Buzacarini enfrentou o georgiano Beka Gviniashvili e foi derrotado por um yuko, perdendo pela pontuação mínima.

O medalhista olímpico Tiago Camilo (prata em 2000 e bronze em 2008) também vinha bem na competição, tendo vencido todas as lutas por ippon (o golpe definitivo), superando François Saad, do Líbano, Alexander Grigorev, da Rússia, e Samat Yessen, do Cazaquistão.

Foi derrotado na semifinal por Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, após dois yukos contra um do brasileiro que, na disputa pelo bronze, fez uma luta emocionante.

A seis segundos do fim Camilo perdia por um waza-ari, mas conseguiu empatar e vencer o espanhol Nikoloz Sherazadishvili no tempo extra (golden score).

Já Rafael Silva, o Baby, conquistou o bronze ao obter vaga na repescagem. A luta decisiva foi uma disputa brasileira, contra David Moura, vencida no final por Silva, por um yuko.

Em declaração veiculada pela Confederação Brasileira de Judô, Silva admitiu que ainda há muito o que melhorar até a Olimpíada, cujas competições de judô começam no próximo dia 6 de agosto, um dia após a abertura oficia.